domingo, 6 de janeiro de 2008

Passagem pela Europa

Segundo o jornal escocês The Guardian: (meu preferido)
-RUN: O crescimento do setor de serviços foi, recentemente, o mais fraco (o setor de serviços corresponde a 75% da economia britânica) desde 11/09/2003; e o mercado imobiliário (hipotecas) no Reino Unido tem mostrado redução em sua atividade, ocorrendo a 5ª queda consecutiva (mensal). Muitos analistas acreditam em uma nova redução dos juros (atualmente em 5,5%), porém, os preços do petróleo constituem em uma ameaça aos preços.
-ALE: O índice de preços, em 2007 aumentou 2,8%. Algumas previsões de crescimento econômico foram revisadas para baixo, porém, o resulado pode ser considerado ´satisfatório`, se comparado á períodos anteriores (em torno de 2%). Outra novidade: está sendo discutida a proposta de um salário mínimo! Houve 2 propostas de 2 ministros: 7,50 Euros ou 4,50 Euros por hora! Nos EUA, são US$5,85 por hora. Vamos fazer umas contas: um empregado que trabalha 40 horas semanais ganhará 720 Euros ou 1200 Euros (as 2 propostas). Nada mal! Segundo empresários, tal medida vai atrair estrangeiros em massa (o país já é abarrotado de turcos) e aumentar significativamente a informalidade. Faz sentido. A Europa já apresenta grandes dificuldades para crescer, e tal medida poderia se tornar uma barreira (o salário mínimo, no curto prazo elevaria o emprego e a renda, porém, a médio e longo prazo, poderia gerar pressões inflacionárias, juntamente com os preços de petróleo e grãos, que devem aumentar nos próximos anos, devido ao crescimento do BRIC).
-Geral: O crescimento da UE em 2007 não deverá apresentar grandes novidades. A Espanha foi a ´locomotiva`. Eslovenia, Chipre e Malta adotaram o Euro. Agora, são 15 países e 318 milhões de habitantes usuários do Euro, sendo 493 milhões a população da UE.

Nenhum comentário: