domingo, 10 de agosto de 2008

Pequim 2008 - Que bela festa!


Os jogos olimpícos são mágicos. Não existe festa mais linda no mundo. Todos os povos e sua diversidade cultural, étnica e religiosa vivendo em paz e harmonia, onde duelos e rivalidades só existem nas quadras, piscinas, campos e pistas. Um momento mágico, sendo celebrado com esportes, símbolo da harmonia e da saúde.
A festa preparada pelos chineses foi impressionate! De todas que eu vi, foi a mais bonita, de longe! (Muitos dizem que Moscou-1980 foi muita bonita também). Os chineses gastaram a incrível quantia de US$ 40 bilhões para organizar os jogos, valor imporessionante (Atenas, 4 anos atrás, gastou US$ 12 bilhões - Na China, é possível que tenha ocorrido superfaturamento em obras, o país tem uma pesada corrupção, mas, mesmo assim, o valor impressiona). E o investimento nos jogos olimpícos fez os imóveis em Pequim se valorizarem, além de dar grande contribuição para o crescimento econômico da metrópole chinesa. Os benefícios, para os chineses, é muito grande. Sediar uma olimpíada é de grande valia para qualquer país, visto a oportunidade de divulgação do país e sua cultura.
CRÍTICAS: Porém, apesar da grandiosidade, sou da opinião que os chineses não mereciam tal honra. O desrespeito aos Direitos Humanos (uma pessoa, se for inadimplente, é fuzilada, e o valor da munição ainda é cobrada da família da vítima), a ausência de Liberdade e a repressão ao Tibet (não apelam para o terrorismo e luta armada para obter a independência, e tem o Budismo como pilar) são condenáveis. Os jogos Olimpícos, no meu entender, devem ocorrer em nações com um melhor ´currículo`.

Rio-2016: Estou torcendo pela vitória do Rio de Janeiro, visto os benefícios que uma Olimpíada pode proporcionar, mas acho praticamente impossível a nossa vitória, e, para ser sincero, tenho dúvidas sobre nosso sucesso em uma empreitada dessa, caso vencessemos. Acho que as disputas políticas-partidárias, a corrupção (vide Pan-2007) e atual situação da cidade do Rio de Janeiro são agravantes. Não podemos usar o Pan-2007 como ´marketing`, é um evento minúsculo se comparado a uma Olimpíada. O Brasil, tem a 10ª maior taxa de Homicídios do mundo, e uma péssima imagem no exterior (até pior do que merecia). E temos concorrentes como Madrid, Tóquio e Chicago. Muito difícil. Torcer eu vou, mas é uma missão quase impossível...

Nenhum comentário: