sábado, 1 de março de 2008

Desafios da Índia (BBC)

O governo indiano tem discutido formas de reduzir sua crônica pobreza e vencer seus desafios. Apenas crescimento não basta; deve haver desenvolvimento. Os principais problemas da economia indiana são:
- A pobreza nas áreas rurais. O governo discute uma forma de garantir 100 dias de trabalho para uma pessoa por famíla, pelo menos. Os fazendeiros também têm enfrentado dificuldades, o que tem ocasionado um forte êxodo de famílias para as cidades, aumentando os problemas urbanos. O problema é garantir a eficácia do plano em todo o país, visto suas dimensões e população.
- O crescimento econômico tem provocado elevação de preços dos alimentos. A classe média não é muito afetada, mas as famílias pobres sofrem muito com o problema. Muitos estão sendo obrigados a comprar outros cereais em substituição ao trigo, que tem experimentado elevações de preços. Aproximadamente metade da população indiana vive com apenas US$ 2 por dia, explicitando a importância de o governo manter o controle de preços dos alimentos.
- Apesar do crescimento econômico, empresários também apontam limitações, como impostos e reduzidos incentivos do governo. Muitos apontam que o governo deveria simplificar a burocracia e a tributação para pequenas empresas. Segundo analistas, o resultado de tais reformas não seriam imediatos.
_________________________
Quantas semelhanças com o Brasil não?! Bem-vindos ao mundo dos BRIC´s. Porém, na minha opinião, o Brasil está em um melhor patamar de desenvolvimento, visto a elevadíssima pobreza na Índia, principalmente no meio rural. É semelhante ao Brasil antes do milagre econômico. Porém, se levarmos em conta a indústria siderúrugica, química, tecnologia e educação os indianos estão melhores que nós. O setor agrícola da Índia coloca o país em uma situação difícil. O crescimento urbano e a renda da classe média tem aumentado significativamente, provocando expressivo aumento da demanda por alimentos, pressionando os preços; ao mesmo tempo, há a necessidade de manter os preços em patamar aceitável, devido a elevada pobreza. Qual é a solução: uma agressiva política agrícola, visando aumentar a Oferta, além do incentivo as importações de grãos, porém, de forma cautelosa, visto a necessidade de empregos no setor primário; A fertilidade e oferta de terras para plantio na Índia também são desafios. Por isso, faço a indagação: Por que o Brasil não adota uma agressiva política comercial com a Índia? Ambos poderiam sair ganhando! Nós poderíamos vender alimentos e matérias-primas a indústria indiana e eles fornecendo tecnologia. Além disso, ambas nações poderiam se aliar para obter uma maior representatividade em organismos internacionais. Apenas aqueles que estão no jogo (políticos e empresários) podem responder tais questões.

Nenhum comentário: